Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Jantar fácil - Sugestões

Sopa de abóbora - Foto Getty Images
Refeições práticas para preparar no jantar
Economize tempo e calorias com essas cinco opções

PUBLICADO EM 29/4/2008 POR MINHA VIDA
Depois de um dia logo e de chegar em casa exausta, pilotar o fogão para preparar o jantar pode ser um sacrifício. E haja imaginação para preparar algo saudável e que não engorde, não é mesmo? Então conte com as opções elaboradas pela consultoria nutricional Patrícia Bertolucci, de São Paulo, para satisfazer o apetite sem prejudicar o sono ou arrastar o ponteiro da balança para cima. E o melhor de tudo: com direito à sobremesa!
Sopa de abóbora e mussarela (200 kcal) + Uma maçã assada com canela (75 kcal)
150 g de abóbora cozida em 150 ml de leite desnatado, sal, cebola ralada, alho e folha de louro. Depois de cozida, retirar a folha de louro e bater no liquidificador. Coloque 25 g de mussarela light ralada na hora de servir.

Essa sopa pode ser considerada uma refeição completa. Leva carboidrato (da abóbora), proteína (do leite e da mussarela) e algumas vitaminas, como o 
betacaroteno. "Também pode ser considerada uma boa fonte de cálcio devido à presença de leite e queijo", explica Patrícia Bertolucci. Apesar de a abóbora conter carboidrato, ela não é muito calórica, 150 gramas tem aproximadamente 60 kcal.
Sanduíche de salmão (260 kcal) + Uma fatia grande de melão (40 kcal)
Duas fatias de pão integral light, 50 g de salmão defumado, uma colher (sopa) de cream cheese light e folhas de rúcula. O pão integral é rico em fibras e carboidrato. Já o salmão e o cream cheese são boas fontes de proteínas. "Esse peixe é rico em gorduras insaturadas como o ômega-3, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares", diz a nutricionista de São Paulo.
Salada super-mix (150 kcal) + sorvete crocante (140 kcal)Para a salada, use: alface, radicchio, agrião, tomate cereja, baby carrots e quatro rolinhos de kani kana. Tempere com sal, limão e uma colher (sobremesa) de azeite. Para a sobremesa: duas bolas pequenas de sorvete de creme light (100 g) e uma colher (sopa) de granola.

Fique atenta para a cor da sua salada. Quanto mais colorida ela for, tanto mais nutrientes diferentes ela irá carregar. A cenoura e o tomate também são ricos em antioxidantes, os carotenóides. O tomate possui o licopeno, que auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer. Como a salada é pobre em carboidrato e em proteína, esses nutrientes serão complementados com a sobremesa. O sorvete contém uma boa quantidade de proteína. Já a granola é rica em carboidrato, além de conter fibras importantes para o funcionamento intestinal. Mas calma lá. O sorvete deve ser consumido com moderação por apresenta gordura em sua composição.
Omelete e arroz (235 kcal) + Taça de morango (80 kcal)
Leva um ovo, três claras, uma xícara (chá) de espinafre picado, sal e pimenta a gosto e azeite para untar a frigideira. Sirva acompanhado de duas colheres (sopa) de arroz sete cereais (75 kcal). Para a sobremesa: 10 morangos cortados ao meio, uma colher (sopa) de iogurte natural desnatado e uma colher (chá) de mel.

Os ovos são uma boa fonte de proteínas, além disso, a gema possui os antioxidantes zeaxantina e luteína que estão relacionados com a prevenção da degeneração macular, uma das causas de cegueira na velhice. "O espinafre é rico em betacaroteno, folato,vitamina C, e potássio e é uma boa fonte de proteína vegetal, mas para melhor aproveitamento deve ser consumida com algum grão, como o arroz", recomenda Patrícia. O tipo sete cereais é uma boa fonte de fibras e vitaminas do complexo B.
Lasanha de abobrinha (200 kcal) + Delícia de pêra (100 kcal)Leva uma abobrinha, molho feito com um tomate, azeite, alho e sal e 30 g de mussarela light. Para a sobremesa: use meia pêra cozida e recheie com 10 gramas de castanha do Pará moída.

A abobrinha é uma boa fonte de betacaroteno, quando consumida com a casca, e de vitamina C e folato. A mussarela é lotada de proteínas e cálcio. Já a castanha pode ser considerada uma fonte de proteína vegetal e é rica em selênio, um potente antioxidante, que combate o envelhecimento celular.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dica da dieta e saúde

13 hábitos garantem o sucesso de qualquer dieta
Conte com eles para alcançar resultados logo na primeira semana

PUBLICADO EM 4/11/2011 POR MINHA VIDA
Começar uma dieta é difícil, mas, mais duro do que decidir economizar as calorias, é seguir firme nessa decisão. "As armadilhas aparecem de todos os lados: é a fatia de torta na vitrine da doceria, as sobremesas no restaurante, os convites dos amigos para uma happy hour...", conta a nutricionista Roberta Stella, do Dieta e Saúde. Mas ela conta que dá para atravessar as tentações sem reclamar. A seguir, confira uma série de hábitos sugeridos pelas especialista que vão facilitar a sua vida. Até porque já foi o tempo em que dieta era sinônimo de sofrimento
1. Estabelecer uma rotina alimentar: planejar as refeições que farão parte do dia é um passo importante para organizar a alimentação. O ideal é fazer as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois pequenos lanches. 

De acordo com a fome, pode-se estipular em quais períodos do dia você irá ingerir os lanches. Quem sente muita fome pela manhã e à tarde deve fazer os lanches nesse período. Se for à tarde e à noite, após o jantar, estipule o lanche da tarde e o da noite. 
2. Fixar horários para as refeições: dessa maneira, você evita beliscar entre elas e pára de consumir calorias sem perceber. Além disso, fica fácil deixar de comer em horários muito próximos das refeições. Estipule seus horários de acordo com a rotina do dia. 
3. Abandonar as dietas com restrição excessiva: essa é a principal causa de desestímulo e desistência. Não pule nenhuma refeição. Uma restrição calórica muito grande fará com que o seu metabolismo se reduza. O peso poderá se estabilizar e, para voltar a emagrecer, será necessário reduzir ainda mais as calorias e aumentar a atividade física. A restrição calórica deve ser gradativa.
4. Ter uma alimentação variada: a alimentação não deve ser monótona e nem baseada em poucos alimentos. Por isso, consumir leites e derivados, carnes magras, legumes, frutas, verduras e cereais fará com que a quantidade de nutrientes recomendada seja atingida, mesmo que a quantidade de calorias consumida diminua. 
5. Evitar situações de risco: deixar por perto alimentos que podem representam risco para o seu emagrecimento (chocolates, balas, biscoitos, doces e salgadinhos, por exemplo) dificultará seguir fiel à alimentação desejada. Além disso, na hora de escolher um restaurante ou barzinho, tome a liderança e proponha um lugar onde os riscos de abusos são menores. Pense numa opção que oferece petiscos saudáveis para você.
6. Saber dizer não: você está de dieta, mas sua família e seus amigos estão livres para comerem à vontade. Eles, até por educação, podem oferecer o seu doce predileto, dizer que fizeram aquele bolo mais do que especial pensando em você. Delicadamente, diga não. Isso será uma vitória para você, dando mais força para seguir em frente. 
7. Saber dizer sim: é o momento de se propor a experimentar novos alimentos e sabores. Se legumes, verduras e frutas não faziam parte do seu cotidiano alimentar, eles deverão fazer parte da alimentação diária. Lembre-se: não é possível fazer uma alimentação equilibrada sem nenhum desses alimentos.
8. Não seja influenciável: se um dia os amigos combinarem em ir à uma hamburgueria ou a um restaurante que não te dá alternativas, você não precisa acompanhá-los. Se, ao propor outra opção, eles não aceitarem, recuse o convite. Ficar um dia sem sair com seus amigos não fará com que perca a amizade, mas o risco de desistir em continuar firme na dieta é muito grande. 
9. Persistir: se não resistiu e saiu da dieta, se o peso estacionou por alguns dias ou a baixa nos quilos ficou muito abaixo da esperada, não desista! Essas são situações que ocorrem com todas as pessoas que estão emagrecendo. Difícil escapar delas. Entretanto, a diferença entre a pessoa que atinge o objetivo e aquela que está a todo o momento reiniciando é que a primeira não desistiu.
10. Pesar-se uma vez por semana: saber a sua evolução é muito importante para estimular a continuar firme em seu propósito. Entretanto, é importante saber que a eliminação de peso não é constante. Nas duas primeiras semanas, a queda de peso tende a ser maior. A partir daí, a redução será mais gradual. Encare isso como um desafio e não como um motivo de desânimo e desestímulo. 
11. Evitar estoques de alimentos calóricos: no mercado, já é possível encontrar alimentos em porções individuais. Bolacha, chocolate e bombom podem ser comprados por unidade. Utilize toda a sua inteligência. Para que comprar uma caixa de chocolate durante o período de emagrecimento? Não faça a sua própria armadilha. 
12. Participar de discussões sobre emagrecimento: ter contato com pessoas que têm o mesmo objetivo, trocando experiências e estímulos, fará com que você não se sinta diferente. A conversa dá motivação para alcançar a meta de peso mais rapidamente. 
13. Fazer atividade física: a prática de exercícios regulares é a melhor aliada para o emagrecimento. Reserve um período do dia para se exercitar. Pequenas atitudes já são um bom começo: vá de escada em vez de usar o elevador ou as escadas rolantes. Dispense o carro ou o ônibus nos pequenos percursos e aproveite para andar a pé.