Páginas

sábado, 25 de setembro de 2010

CAMINHADA

MENINAS,
BOM DIA!

ENTÃO, VAMOS CAMINHAR!

Caminhada diária mantém o corpo e a mente jovens
A atividade física contínua aumenta circuitos que estimulam o cérebro
Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, aumentando seus circuitos e reduzindo os riscos de problemas de memória e de atenção.

Na pesquisa, publicada na edição de setembro da revista Frontiers in Aging Neuroscience, os especialistas acompanharam, por um ano, 70 adultos com idades entre 60 e 80 anos. E notaram que aqueles que faziam caminhadas regularmente tiveram muitos benefícios, comparados aos sedentários, não apenas fisicamente, mas em relação a sua função cerebral.

"O grupo aeróbico apresentou melhorias na memória, atenção e em diversos outros processos cognitivos", explicou o pesquisador Arthur F. Kramer, um dos coordenadores do estudo. De acordo com os pesquisadores, à medida que os idosos no grupo da caminhada ficavam mais em forma, a atividade cerebral (a conexão das "redes") aumentava de forma similar a alguém de 20 anos de idade.
Quando ficamos mais velhos, os padrões de conectividade diminuem e as "redes" não ficam bem conectadas para apoiar algumas atividades como, por exemplo, dirigir. Porém, com a ajuda do condicionamento aeróbico, essas "redes" se tornam mais coerentes. "Quando caminhamos, integramos estímulos visuais, auditivos, assim como sinais vindo das articulações e músculos, em relação a onde o pé está, o nível de força, e outros movimentos. É o velho conceito: se você não usa, você perde. Para que algo seja benéfico, precisamos fazê-lo repetidamente, e caminhar é uma atividade de repetição", concluiu o especialista.

Entretanto, segundo os autores, os resultados não acontecem do dia para a noite. Os efeitos no cérebro só começaram a ser observados no grupo de idosos que faziam caminhadas após 12 meses de prática. Por isso, os especialistas recomendam que, por ser uma atividade aparentemente simples, a caminhada seja adotada como hábito de saúde, principalmente pelos idosos.
10 motivos para você caminhar
Os consultores da assessoria esportiva MPR, Fábio Rosa e Emerson Gomes, listam a seguir dez benefícios que a caminhada diária pode fazer por você. Confira:

1- Aumenta a liberação de endorfinas, ajudando no combate do estresse, ansiedade e depressão.
2- Tonifica a musculatura das pernas, coxas e glúteos
3- Possui um gasto médio de 200-300 kcal/hora. Na subida o gasto calórico pode aumentar para até 450kcal/hora
4- Melhora a circulação sanguínea
5- Auxilia na prevenção de varizes
6- Auxilia no controle do colesterol, aumentando o HDL(bom colesterol) e diminuindo o LDL (mau colesterol)
7- Melhora a atividade do sistema imunológico
8- Aumenta o metabolismo de repouso, aumentando assim o gasto calórico diário
9- Aumenta a capacidade dos pulmões absorverem o oxigênio
10- Alivia os sintomas da TPM

ABRAÇÃO!

5 comentários:

  1. otima dica caminhar é tudo de bom flor, fiquei triste pq essa semana eu não me exericitei como queria mas nesse nossa semana farei tudo diferente bjs lindo sabado bjs

    ResponderExcluir
  2. MINHA LINDA,
    BOA TARDE!

    VOCE É UMA FORÇA!
    TAMBÉM FAREI TUDO DIFERENTE ESTA SEMANA(RISOS)!
    FAÇO UM DESAFIO A VOCE, QUEM SAIRÁ MELHOR ESTA SEMANA?
    ABRAÇÃO

    ResponderExcluir
  3. Oi Bel...

    Vamos caminhar...
    vamos correr atrás dos sonhos... literalmente falando...

    Bjus

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo amiga, vou pegar carona no seu post e iniciar minha caminhada tbm.
    Beijão e tenha um ótimo domingo!!!

    ResponderExcluir
  5. OLA, MINHA LINDA,
    BOM DIA!

    VC LEU O RECADINHO NO SEU BLOG?

    ABRAÇÃO

    ResponderExcluir